Notícia

02/03/2012 Governador Casagrande autoriza obras de rodovia em São Domingos do Norte

Foto:

O Governador Renato Casagrande visitou o município de São Domingos do Norte, no Centro Oeste do Espírito Santo, nesta sexta-feira (2), para entregar equipamentos esportivos, inaugurar obras e autorizar novas intervenções de grande relevância para a economia e para a melhoria da qualidade de vida da população local.

Casagrande estava acompanhado do secretario de Estado dos Esportes Vandinho Leite, da diretora do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Tereza Casotti, além de deputados estaduais e federais. O prefeito do município Elison Campostrini, o vice-prefeito Paulo Brune, vereadores e outros prefeitos da Região também acompanharam o evento.

"Estamos autorizando uma obra fundamental para o município e para a Região, num grande aporte de recursos, que vai reabilitar a rodovia ES 080, da ponte do Pancas até São Domingos, com ampliação da capacidade, com segurança e qualidade na circulação de pessoas e mercadorias. Estes recursos, de mais de R$ 50 milhões, somados aos outros investimentos no município mostram a nossa determinação em trazer cada vez mais investimentos para o interior, modificando para melhor a vida das pessoas, gerando mais oportunidades e cuidando de quem mais precisa", destacou o governador.

Rodovia recuperada

A comunidade local comemorou a autorização para o início das obras de reabilitação da ES 080, no trecho entre Ponte do Pancas (Colatina) e São Domingos do Norte, dentro do Programa Rodoviário do Espírito Santo III (PRES III), no valor de R$ 56.480.589,61.

A reabilitação integra o conjunto de obras realizadas pelo Governo do Espírito Santo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiou um empréstimo no valor de US$ 175 milhões para o Estado. A nova rodovia terá pistas de rolamento com 7,0 metros, acostamento de 2,5 metros em cada sentido e implantação de terceira faixa.

Serão implantadas 38 baias para ônibus segmentadas da pista, o que garantirá segurança aos usuários e permitirá que o fluxo do tráfego não seja interrompido por paradas para embarque e desembarque de passageiros.

Fábrica de manilhas

O município também inaugurou sua primeira fábrica de manilhas, com equipamentos repassados pelo Governo do Estado, que garantirão o pleno funcionamento da usina.

A construção da fábrica foi realizada por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a prefeitura da cidade.

Enquanto a administração local realizou a execução da parte física, o Governo do Espírito Santo garantiu recursos para a compra de todo o maquinário que será utilizado pelos trabalhadores para a produção das tubulações.

A Sedurb fez o repasse de R$ 100 mil para a compra e instalação do conjunto vibratório e anéis para manilhas - equipamento que dá formato cilíndrico ao concreto; de poliguindaste; de uma talha elétrica de três toneladas; e de um trole com movimento manual. Diretamente, a usina garantirá emprego e renda a 10 trabalhadores de São Domingos.

O empreendimento é de grande importância para a economia local, pois permitirá que o município produza as próprias manilhas para posterior instalação em ruas e avenidas, garantindo assim o escoamento da produção da cidade de forma mais segura e rápida.

Até então, o material utilizado para essa finalidade era comprado em municípios vizinhos. A fábrica está instalada na Rodovia Gether Lopes de Faria e a produção será destinada a construção e instalação de bueiros das estradas urbanas e rurais município.

Esportes

Durante a permanência no município de São Domingos do Norte o governador, acompanhado pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, também inaugurou a 53ª unidade do Campo Bom de Bola e entregou novos uniformes aos alunos do projeto de inclusão social Campeões de Futuro, que no município oferece aulas gratuitas de futebol de campo para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.

O novo camp

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1501 - Ilha de Santa Maria - Vitória-ES - CEP: 29.051-015 - Tel: (27) 3636-4401
[ Onde Estamos ]